O mundo está cheio de gente inteligente. Graças a Deus. Cada um sabe mais sobre o assunto de maior interesse e assim se especializa. Pode ser na profissão, um hobby, pode ser no que quiser. Muitas vezes é sem querer mesmo, a pessoa tem um dom natural para saber tudo sobre, sei lá, legumes hidrogenados.
Até aí, lindo. Ótimo saber que podemos contar com especialistas nas mais diversas áreas. Só que a coisa muda de figura quando temos perto de nós o famoso chato sabe-tudo.
Você começa a falar de um assunto e lá vem o chatão dar o pitaco dele, que normalmente é egocêntrico. Ou então discorda de tudo o que você fala, crente de que fará sucesso entre a roda de amigos e desata a falar sobre seus últimos feitos como o maior sabidão do mundo.
- Primeiro que ninguém, absolutamente ninguém é capaz de saber tudo.
- Segundo porque alguém se exibindo o tempo todo, além de ser alvo de chacota, fica extremamente pedante. E o pior, a pessoa nem se toca de que está sendo desagradável, fica se vangloriando cada vez mais.
Infelizmente o mundo também está cheio de gente desse tipo. Por isso admiro muito as pessoas que realmente fazem a diferença no mundo e não se gabam por isso. São humildes, acima de tudo. Sabem que, por mais que conheçam determinado assunto, sempre podem aprender mais e com qualquer pessoa.
Isso foi um desabafo. E espero que as pessoas certas leiam e enfiem a carapuça bem fundo na cachola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário